São Paulo, 1º de julho de 2009
Prezados Colegas ex-bolsistas da Alemanha,
Associados do Clube Humboldt do Brasil - CAvHBr e
Associação dos Ex-Bolsistas da Alemanha - AEBA
A estima que tenho por vocês, ex-bolsistas brasileiros na Alemanha, me faz ficar um pouco inseguro em começar essa mensagem de forma inusual!
Diletos ex-bolsistas, constrangido, eu tenho de lhes transmitir uma infausta noticia que recebi do Professor Doutor Vicente Toscano, ex-bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, comunicando o recente falecimento do colega Orlando Sabino – Presidente da AEBA Associação dos Ex-Bolsistas da Alemanha.
Acredito que se recebêssemos em tempo esta ou outras semelhantes infortunadas noticias, poderíamos como membro de Associações que reúnem os ex-bolsistas brasileiros nos organizar e prestar dignas homenagens aos amigos que nos deixam definitivamente.
Assim nesta simples mensagem, eu faço um preito de saudades ao companheiro que nos proporcionou, em inúmeros momentos de congraçamento, alegria e amizade; durante anos de feliz convivência. Particularmente, quando no exercício da Presidência de nossa Associação de Ex-Bolsistas da Alemanha.
A união sempre será a diretriz básica necessária para o sucesso das Associações, sociedades, ou seja, o congraçamento dos ideais de agrupamentos associativos é fundamental para a manutenção e desenvolvimento do “status” já alcançado. Essa união deve existir, tanto nos momentos de feliz alegria, como também e, principalmente, nos aziagos momentos de tristeza e de desalento, como o causado pela noticia que recebi, comunicando o falecimento de nosso saudoso amigo Orlando Sabino!
Assim sendo, neste momento de extrema tristeza, vamos unir os esforços e entusiasmo dos associados da AEBA, do Clube Humboldt do Brasil, dos docentes e pesquisadores ex-bolsistas brasileiros na Alemanha, tanto do DAAD, da CAPES, do CNPq, FAPESP e de algumas outras Instituições Fomentadoras de Projetos de Pesquisa, nacionais ou estrangeiras, para dar continuidade às realizações de nossos predecessores. E, assim conseguir a consolidação de nossas Associações representativas.
Atenciosamente,
Birgel
Prof. Dr. Eduardo Harry Birgel
Professor Titular da FMVZ – USP
Ex-Bolsista da Fundação Alexander v. Humboldt
Assoviado da AEBA e CAvHdo Brasil

Português, Brasil